17 de abril de 2013

Café Literário discute ressocialização de presos

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 15/04/2013.
Alunos, professores e autoridades participaram, na manhã desta segunda-feira (15/4), da Mesa Redonda, Café Literário e do Programa Universitário Solidário. O objetivo do encontro foi debater o tema “Ressocialização dos presos através do trabalho e da leitura: limites e possibilidades”, estudado pelos acadêmicos da quinta fase do curso de Direito matutino, Campus de Tubarão. A aula aconteceu na 6ª subseção da OAB/SC.
A professora Marilene Da Rosa Lapolli explica que a aula vem ao encontro das novas diretrizes da Unisul para o Ensino, Pesquisa e Extensão, “visando estimular os acadêmicos para atividades formativas significativas para a formação profissional e em ambiente de aprendizagem diferenciado da sala de aula”.
O presidente da 6ª subseção da OAB/SC, advogado Clésio Moraes, explicou que a instituição está sempre aberta para esses projetos. “Essa aula é importante para que o aluno conheça outras opiniões de profissionais de várias áreas do direito”.
A coordenadora da UnA de Ciências Sociais, Direito, Negócios e Serviços, professora Amanda Pizzolo, enfatizou que o evento proposto pela professora Marilene traduz a sintonia com o novo modelo pedagógico da Universidade, que prioriza os ambientes de aprendizagem para além da sala de aula, sem excluí-la. “A ideia é que o aluno possa vivenciar o aprendizado o mais próximo das experiências reais e que tenha uma formação mais completa e rica, não apenas de conhecimento teóricos, mas uma visão interdisciplinar contextualizada na realidade”.
A assistente pedagógica, professora Rosimar Ramos da Mota, disse que a atividade é concebida pela Universidade como atividade formativa, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão. “A Universidade está preocupada com a formação integral dos operadores do Direito. Este encontro irá possibilitar as práxis (a teoria refletida na prática). Eles vão poder vivenciar além das orientações das leis o que pode ser feito para transformar o indivíduo para sua inserção na sociedade”.
O encontro teve o apoio da coordenação do Curso de Direito de Tubarão e de Palhoça, da Editora Unisul que doou 112 exemplares da Revista Jurídica De Fato e De Direito/nº 5, da Biblioteca Universitária, da diretoria da 6ª subseção da OAB/SC e da Livraria Criativa, com doação de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário