11 de dezembro de 2012

Estudantes doam fraldas ao Abrigo dos Velhinhos

 Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 28/11/2012.
 Acadêmicos do curso de Moda da Unisul de Tubarão entregaram fraldas geriátricas ao Abrigo dos Velhinhos de Tubarão neste sábado, 24/11. A ação faz parte do Programa Universitário Solidário. Todos os semestres participaram da atividade.
A instituição foi escolhida por votação. Depois, os acadêmicos visitaram o Abrigo dos Velhinhos para saber quais eram as suas maiores necessidades, optando pelas fraldas geriátricas. Também fizeram fronhas personalizadas, que foram entregues a cada um dos idosos.
A coordenadora do curso de Moda, professora Teresinha Silveira, acredita que o programa é importante para que o aluno reflita sobre a sua posição frente à sociedade. “Tanto que todos os alunos que participaram adoraram. Dançamos, servimos café, conversamos e rimos muito com todos eles. Acredito que ajudamos a fazer algumas pessoas um pouco mais felizes”

Acadêmicos fazem doação ao CEI Cidade Azul

 Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 06/12/2012.
 Os acadêmicos do primeiro semestre dos cursos de Administração e Processos Gerenciais da Unisul de Tubarão fizeram a entrega de um vale de compras para o Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Azul.
A entrega aconteceu na noite desta quarta-feira (5/12), no Bloco Pedagógico da Unisul. Com o vale de compras, a direção do CEI pode adquirir materiais didáticos e de expediente na Papelaria Marielle, que apoio a iniciativa dos acadêmicos.
A atividade integrou o projeto Universitário Solidário e foi coordenada pelos professores Fernando Palmito e Lanimar Batista.

22 de novembro de 2012

Curso de Psicologia faz entrega de livros

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 21/12/2012.
Acadêmicos do primeiro e segundo semestre do curso de Psicologia da Unisul fizeram entrega de livros ao Presídio Regional Masculino de Tubarão na tarde desta terça-feira, 20/11. A ação faz parte do Programa Universitário Solidário.

Foram entregues 112 livros novos com conteúdos diversos na área de formação humanística. “Que permitem mudanças de comportamento e atitude na vida em sociedade, visando a ressocialização dos presos”, enfatiza a articuladora do projeto do curso de Psicologia, professora Marilene da Rosa Lapoli.

A Academia Tubaronense de Letras doou um kit de livros de seus escritores, que foi rifado pelos acadêmicos. Com o dinheiro das rifas foram comprados os livros que foram doados ao presídio. “Acreditamos que podemos fazer a diferença e trazer uma cultura para os presos”, relatam as acadêmicas do segundo semestre Soledad Baldomar e Verônica Gonçalves Yamashita.
Para o gerente do Presídio Regional Masculino de Tubarão, Glauco Roberto dos Santos, a doação é de uma importância muito grande. “Porque vem ao encontro do projeto ‘Leitura versus Estilo de Vida’, onde os detentos fazem a leitura do livro e isso possibilita a concessão de remição de pena”.

O ‘Projeto Leitura versus Estilo de Vida’ tem como objetivo melhorar o vocabulário, a escrita e oportunizar ao detento uma nova visão de mundo. Os internos escolhem os livros que querem ler e, se tiverem um bom comportamento e fizerem um bom resumo da obra, a cada livro lido os detentos ganham quatro dias de remição.

Para conferir toas as fotos, clique AQUI.

Curso de Nutrição faz orientações à comunidade

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 07/11/2012.
Acadêmicos do Curso de Nutrição realizam, nesta quarta-feira (7/11), uma ação com o objetivo de informar a comunidade sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e sobre alimentação saudável. A atividade, realizada no bloco pedagógico, das 14 às 17 horas e das 18 às 21 horas, faz parte do Programa Universitário Solidário.

O tema do projeto é “Nutrição: avaliação e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”. Participaram da ação calouros e acadêmicos estagiários de Nutrição Social, do 8º semestre. Também estava presente a Coordenadora do Programa Universitário Solidário, assistente social Regina Meurer Thomaz.
Os acadêmicos fazem uma avaliação do estado nutricional e dão orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis e interpretação de rótulos de alimentos. A meta é informar 100 pessoas.

Para a coordenadora do Programa Universitário Solidário do Curso de Nutrição, Kharla Medeiros, a ação integra os calouros com os acadêmicos do 8º semestre. “Eles participam da atividade prática do profissional. E é importante para a comunidade receber as informações de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e sobre alimentos saudáveis”.

A acadêmica de Nutrição do 8º semestre Camila Becker Maciel diz que através do Programa pode aperfeiçoar os conhecimentos que foram aprendidos em sala de aula. “E também é importante conhecer o estado nutricional dos acadêmicos da Unisul”, relata.

A aluna do 2º semestre de Educação Física Joyce de Ávila Marcolino participou da ação. “É bom para saber se estamos acima do peso, a importância de olharmos os rótulos dos alimentos, a quantidade de quilocalorias de cada um”.
Para a caloura de Nutrição Eulla Keimili, a ação vai contribuir para aprender coisas novas, que ainda não aprendeu em sala de aula. “É uma experiência muito boa”.

Para as acadêmicas do 8º semestre Angélica Vargas e Claudia Meurer Souza, com o projeto elas adquirem conhecimento e prática. “A maioria das pessoas não sabe o que estão consumindo e queremos que elas observem o que consomem. Às vezes é fácil substituir os alimentos, como tomar um suco natural ao invés de um refrigerante”, explica.

Para conferir todas as fotos, clique AQUI.

23 de outubro de 2012

Calouro Solidário movimenta comunidade

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 22/10/2012.
Calouros dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Unisul, campus Tubarão, praticaram, no último sábado (20/10), mais uma ação do projeto Calouro Solidário. Os acadêmicos participaram GameDay, que tem o objetivo substitiuir o “Trote aos Calouros” em uma ação solidária que promova integração entre os acadêmicos.

A professora Adriana Salvador Zanini explica que neste projeto os acadêmicos tiveram que ser solidários uns com os outros, desde a elaboração do projeto até a sua execução. “Além dos alunos, também, tivemos a colaboração das empresas apoiadoras e da comunidade, que veio prestigiar o evento”.

Aproximadamente 150 pessoas participaram do GameDay, em oito modalidades: Dance, PES, Mortal Kombat, Truco, Yu-Gi-Oh, Guitar Hero, Naruto. O encontro atingiu um público variado, professores, coordenação dos cursos e familiares. Alunos dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Contabilidade comunidade também estiveram presentes.

O evento teve apoio das empresas Game Point, Caffs Informática e Trier Sistemas, Jornal Notisul e Unisul TV.

Página do evento com o registro e fotos AQUI.

22 de outubro de 2012

Fotos GameDay

GameDay foi um evento realizado no dia 20 de outubro com intuito de promover um dia de descontração com jogos, objetivando a integração entre os acadêmicos e professores dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Unisul de Tubarão e com a comunidade.
Para visualizar todas as fotos, clique AQUI e AQUI.

Projeto Universitário Solidário doa brinquedos

Sessenta brinquedos foram entregues a representantes do Centro de Educação Infantil Criança Feliz, localizado no bairro Congonhas, em Tubarão. A coordenadora do projeto Universitário Solidário da Unisul, Regina Meurer, fez a doação em mãos para a professora Silvia Nunes de Bem e a secretária Sandra Viana Galvão, na tarde desta quarta-feira (17/10).

Dessa vez, os brinquedos serão doados diretamente para as crianças, que poderão levá-los para casa. A arrecadação foi feita pelos alunos do primeiro semestre do curso de Cosmetologia e Estética e por funcionários do Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac). “Nós recebemos esses brinquedos com a maior alegria. Principalmente porque a comunidade é bem carente. As crianças agradecem”, diz Silvia Nunes de Bem.

Segundo Sandra Viana Galvão, depois de uma doação feita também pelos calouros solidários da Unisul ao do Centro de Educação Infantil, os professores perceberam que as crianças queriam levar os brinquedos para casa. “Então pedimos a ajuda para conseguir esses brinquedos”, conta.

4 de outubro de 2012

Projeto incentiva solidariedade e cidadania

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 03/10/2012.
O curso de Ciências Contábeis campus Tubarão e Braço do Norte lançaram o projeto Acadêmico Solidário com o tema: Solidariedade, Cidadania e o Dia do Contador, em conjunto com a unidade de Araranguá. O objetivo é proporcionar a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades no âmbito da responsabilidade social, solidariedade e cidadania. O projeto integra três ações.

Na primeira ação foram arrecadados um total de 273 peças de roupas, 365 produtos de higiene pessoal e 27 pares de chinelos, que foram doados para entidades que prestam serviços sociais.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis de Tubarão e Braço do Norte, professor Marcos Crepaldi diz que o curso valoriza tanto a formação técnica como a formação humana, solidária e cidadã dos alunos. “Ao ouvir os depoimentos dos representantes das entidades beneficiadas com o projeto, percebemos verdadeira gratidão à nossa pequena ajuda”, ressalta. O coordenador destaca ainda que os maiores beneficiados são as pessoas que doam e não as que recebem. “Aprendemos algo além do que exige a técnica profissional”.
A segunda ação realizada constituiu-se em integrar ex-alunos do curso com os acadêmicos. Na terceira, os alunos irão realizar uma atividade recreativa em comemoração ao Dia das Crianças, com distribuição de brinquedos para uma instituição que atende crianças carentes.

As duas primeiras ações foram realizadas nesta segunda-feira (1/10), no Salão Nobre da Unisul, campus Tubarão. Estiveram presentes alunos, professores e representantes das instituições sociais.

Os produtos de higiene pessoal, roupas e chinelos foram doados para a Sociedade Espírita Paulo de Tarso, para o Albergue e para o Asilo de Velhinhos de Tubarão.

Os ex-alunos José Balthazar e João Batista Silveira, que atualmente é professor do curso, compartilharam suas histórias profissionais relacionadas à contabilidade, destacando a importância do amor ao que se faz.
Para visualizar todas as fotos, clique AQUI.

3 de outubro de 2012

Calouro Solidário faz doações para creches

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 02/10/2012.
O Projeto Calouro Solidário, criado em 2005 na Unidade Pedra Branca, em Florianópolis, e ativo desde 2008 no Campus Tubarão, fez mais uma doação para creches da região. A instituição escolhida desta vez foi o Centro de Educação Infantil (C.E.I.) Criança Feliz, de Tubarão. Na manhã desta terça-feira (2/9), os alunos do curso de Direito, período matutino, acompanhados da professora Keila Alberton e da assistente social Regina Meurer Thomaz, fizeram a entrega dos presentes.

O dinheiro usado para compra dos brinquedos foi arrecadado com o “Dia da Pipoca”, que aconteceu nos dias 10 e 13 de setembro, pelos alunos de ambos os períodos. Aproximadamente 40 acadêmicos se envolveram no projeto, inclusive a caloura Mariângela Monteiro, que fez questão de participar também no dia da entrega. “Eu espero que esse trabalho incentive os calouros do próximo semestre, porque tudo o que queremos é ajudar as crianças”.

A aluna Simone Cristiane Pereira já se engajou em outros projetos sociais, e estava bastante animada com os resultados do Calouro Solidário. “Já participei em alguns projetos sociais no meu antigo trabalho, e é muito gratificante. É uma iniciativa melhor do que qualquer trote”.

O momento da entrega foi bastante comovente e colocou largos sorrisos nos rostos das crianças.
O calouro Paulo César dos Santos não conteve a emoção ao falar do projeto. Criado em Florianópolis, numa instituição chamada Educandário XV de Novembro, coordenada pelos Padres Capuchinhas, Paulo César sabe exatamente a importância de gestos como esse. “Ver as crianças recebendo esses presentes, é relembrar o meu passado. Nossos pais não tinham dinheiro para nos presentear no Natal e Dia das Crianças, então, tudo o que recebíamos vinham de doações. É uma alegria que só você precisa sentir, para entender. É uma experiência incrível”, conta.

A diretora da C.E.I., professora Rosinete Florentino da Silva Tártari, agradeceu imensamente aos alunos e à coordenação do projeto. “O Calouro Solidário é um trabalho que não pode parar. Nós temos crianças realmente carentes na instituição, e vê-las sorrindo com os brinquedos novos é o melhor presente que poderíamos ganhar. Tudo o que posso fazer, é agradecer”, finaliza.

Calouros fazem doações ao C.E.I. José Santos Nunes

Na tarde desta terça-feira (2/10), acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito noturno da Unisul de Tubarão entregaram brinquedos educativos no Centro de Educação Infantil (C.E.I.) Professor José Santos Nunes. A ação também integrou o projeto Calouro Solidário.

Foram entregues 1.400 reais em brinquedos. A atividade foi coordenada pela professora da disciplina de Introdução à Ciência do Direito, Keila Alberton. Os brinquedos foram escolhidos pelos próprios estudantes, que arrecadaram o dinheiro com venda de pipocas.

De acordo com a diretora do C.E.I., Simone Piva Búrigo, a doação é muito importante porque a creche foi inaugurada há pouco mais de dois meses e ainda não dispõe de brinquedos. A instituição está localizada no bairro Santo Antônio de Pádua, no loteamento São Luiz, e atende 120 crianças de quatro meses a cinco anos.

18 de setembro de 2012

Calouros de Medicina incentivam doação de sangue

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 14/09/2012.
Por Ana Paula Hemkemeier, estagiária C&M

Os acadêmicos do curso de Medicina da Unisul realizaram, na tarde desta sexta feira (14/9), uma campanha no centro de Tubarão sensibilizando os cidadãos para a importância da doação de sangue. A ação faz parte do projeto Calouro Solidário.

Os alunos pararam pedestres e motoristas para entregar folders e pedir que doassem sangue, explicando a importância da ação. Cartazes e faixas ajudavam a divulgação da campanha.

No Hemosc haverá uma senha da Unisul, para que possam ser contabilizados quantos doadores foram convencidos pelos calouros. A meta é que cada aluno convença ao menos uma pessoa.

Para a coordenadora da campanha, professora Eliane Mazzuco, a finalidade do projeto é que aumente o número de doadores de sangue no Estado. “As pesquisas demonstram que os números de doadores são baixos e precisamos de mais pessoas doando sangue”, explica.
A caloura Thais Bonora Bevilaqua doa sangue de quatro em quatro meses. “É uma sensação ótima, porque você está ajudando pessoas que não temos contato, mas que precisam de ajuda. E com esse ato solidário podemos mudar a vida dessas pessoas”.

Thais ainda acrescenta que “o objetivo é sensibilizar as pessoas, porque elas vão deixando sempre para depois e não vão doar. Os cidadãos não têm ideia de como falta sangue e acabam não dando a importância necessária”.

Para o calouro Egon Niehues Machado, o trote solidário é construtivo. “Estamos fazendo algo útil para a sociedade. Este incentivo é importante porque ainda falta sangue, e precisamos de mais doadores”.

Motivado, o calouro André Bisetto acredita que como são os alunos da Medicina que estão conscientizando as pessoas, campanha será mais eficaz. “As pessoas vão ver que os próprios alunos estão se importando”.

13 de setembro de 2012

Pipoca Solidária do curso de Direito

Acadêmicos do curso de Direito realizaram, com o apoio do projeto Calouro Solidário, a já famosa Pipoca Solidária.
Para conferir mais fotos do evento no período matutino, clique AQUI.
Para visualizar todas as fotos da Pipoca Solidária no período noturno, clique AQUI.

Calouros praticam trote solidário vendendo pipoca

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 13/09/2012.
As acadêmicas do primeiro semestre do curso de Direito da Unisul Camila Vieira e Ana Caroline Tomé tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira, 13/9. Deixaram as salas de aula da Universidade e, munidas de saquinhos de pipoca, fizeram as vezes de vendedoras ambulantes pelo campus de Tubarão. Mas por um bom motivo: a iniciativa faz parte do projeto Calouro Solidário, que ajuda semestralmente entidades da cidade e da região.

Com a renda arrecada, os calouros vão comprar mantimentos para uma instituição que será escolhida pelos próprios estudantes, por meio de votação. “Não estamos encarando como um trote”, afirma Ana Caroline. Camila completa: “porque o que estamos fazendo irá ajudar uma instituição que precisa”. A exemplo das duas calouras, outros 58 acadêmicos do curso de Direito matutino de Tubarão passaram a manhã oferecendo pipoca a quem passasse. Eles esperam vender 750 pacotes.

À medida que vendiam, os estudantes repunham o estoque no carrinho da dona Vilda, que estava estacionado em frente ao Bloco Pedagógico. Ela trabalha em jogos de futebol, festas e eventos, e hoje foi contratada para fornecer a pipoca aos acadêmicos. “Muitas pessoas têm consciência e ajudam. Se todos fossem assim, a nossa sociedade seria um pouco melhor”, reflete o calouro Paulo Cesar dos Santos.

Segundo a professora da disciplina Introdução à Ciência do Direito Keila Comelli Alberton, que coordena a ação, “a atividade faz com que todos eles se ajudem e se conheçam melhor. Antes mesmo de ser um ato de solidariedade com uma instituição, é um ato de solidariedade entre os próprios estudantes”. Ainda de acordo com ela, o mesmo trabalho foi realizado com os calouros de Direito noturno, na segunda-feira (10/9). A venda de pipocas rendeu R$ 1.300,00.

12 de setembro de 2012

Calouros participam da Feira de Ciências no Dehon

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 04/09/2012.
Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária da Unisul, campus Tubarão, realizaram mais uma ação do projeto Calouro Solidário e participaram, nesta terça-feira (4/9), da Feira de Ciências do Colégio Dehon.

Com o tema “Bem estar animal e segurança social: uma via de mão dupla”, os estudantes elaboraram e prepararam um folder e um vídeo que estão sendo apresentados na feira.

A caloura Paola Masson diz que é importante o aluno se inserir desde a primeira fase em projetos de conscientização. “Além de participarmos da feira, iremos também a outros colégios da região”.

Fizeram parte da Ação Solidária os alunos Ana Cristina de Andrade, Barbara Hellem Dieter Rocha, Guilherme Rampanelli, Guilherme Roetger Degering, Hugo Arnaldo Day Rezende, Karoline Menegotto Cunha, Lucas Nazario Spadel, Marina Pedrozo, Oscar Ricardo Goulart, Paola Masson.

Articulados pelas professoras Ester Meire Blasius e Marilene Lapolli, interagindo com o Colégio Dehon, tendo o professor Adilson Tibúrcio, como mediador do processo, por atuar tanto no Curso quanto no Colégio, o que permitirá avanços significativos nas atividades formativas e em ambientes de aprendizagem que superam o limite da sala de aula e os próprios muros da Universidade.
Para mais fotos, clique AQUI.

Alunos de Medicina recebem orientações do Hemosc

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 07/08/2012.
Acadêmicos de medicina da Unisul,  campus Tubarão, participaram de palestra do Hemosc nesta terça-feira (7/8). A palestra foi organizada pelo centro acadêmico de Medicina da Unisul em parceria com o Hemosc . A ideia principal do encontro era passar orientações aos estudantes sobre a importância da doação e as etapas para ser um doador de sangue ou de medula.

Os acadêmicos de Medicina do primeiro semestre juntamente com centro acadêmico estão organizando o trote solidário com palestras de conscientização do Hemosc. Os calouros irão passar por três etapas, na qual a primeira delas foi a palestra, a segunda é passar informações para a população e a terceira será eles mesmos doarem sangue para o Hemosc.

O acadêmico do quinto semestre, Maykon Rossi afirma que, “É importante porque faz uma preparação para os calouros. Sendo assim eles irão passar essas informações ao público para que desperte a vontade de fazer doações”.

O Hemosc tem como objetivo trazer conscientização aos alunos e sensibilizar a todos a importância da doação. “É um ato simples, seguro e todos podem fazer sua parte como cidadão. Doar e ter a certeza de estar ajudando quem realmente precisa” alerta a gerente técnica do Hemosc de Criciúma, Kerley Pereira da Silva.

Recepção aos calouros orienta para vida no campus

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 14/08/2012.
Os calouros do campus Tubarão tiveram uma recepção festiva com música, teatro e dança. Os novos acadêmicos assistiram a vídeos institucionais, conhecendo os serviços da Universidade, e foram convidados a participar do programa Calouro Solidário. O evento aconteceu durante a manhã e a noite desta segunda-feira (13/8), no Espaço Integrado de Artes (EIA).

“O evento é uma maneira que nós encontramos de desejar as boas-vindas e marcar o início de uma fase de formação na vida de cada estudante”, ressaltou a diretora do campus Tubarão, professora Milene Pacheco Kindermann. Ela destacou as atividades que o novo acadêmico pode desempenhar dentro da estrutura da Unisul.

“Aqui é o lugar da dúvida, da pesquisa. Nenhum conhecimento está posto de maneira definitiva. Portanto, sejam curiosos, vão além da sala de aula”, convidou Kindermann. Depois, a professora apresentou um vídeo com fotografias das ações dos calouros solidários do semestre 2012/A, dando destaque às instituições beneficiadas. “No próximo semestre eu quero ver a foto de vocês aqui”, comentou.

A gerente do Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) e de administração acadêmica, professora Maria Sirlene Pereira Schlickmann, também deu as boas-vindas aos novos alunos. “É um momento especial, de acolhida, que tem o objetivo de apresentar a Universidade e receber os novos acadêmicos de forma festiva”, disse Schlickmann.

À noite, os calouros foram recepcionados com uma apresentação acústica da BandAtiva. Depois, a Cia de Teatro da Unisul subiu ao palco com a peça informativa “Aqui o seu futuro acontece”, escrita por Jaqueline Figueiredo e dirigida pela professora Ilza Laporta. A Cia de Dança apresentou a coreografia "New York", da professora Carolina Barbosa da Silva.

“Gostei bastante da apresentação das meninas da dança. Tanto que fiquei com vontade de participar do grupo”, disse a acadêmica do primeiro semestre do curso de Psicologia da Unisul Amanda Gomes Correa.

O Coral Universitário fechou o show de recepção aos calouros cantando “Por Enquanto” (Renato Russo), “Tiro ao Álvaro”, “Trem das Onze” e “Samba do Arnesto” (Adoniran Barbosa) e “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido” (Celly Campello).

Durante a manhã, participaram da atividade os calouros dos cursos de Direito, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. À noite, foram recepcionados os novos acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Química, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química Industrial, Tecnologia em Cosmetologia e Estética e Tecnologia em Design de Moda.

18 de julho de 2012

CEI São Judas Tadeu recebe televisão de alunos de Ciência da Computação

Os calouros do curso de Ciência da Computação da Unisul, Campus de Tubarão, semestre letivo 2012-1, participaram do Projeto Calouro Solidário e colaboraram com  uma  TV 32 LCD HBTV 32D05HD BLACK PIANO BUSTER a qual foi doada ao Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu do Município de Tubarão. Os quais foram entregues a entidade acima citada na data 31/05/2012.
Para conferir mais fotos, clique AQUI.

Alunos de Direito promovem a Pipoca Solidária

Para conferir mais fotos deste dia, clique AQUI.

Acadêmicos trabalham educação e saúde integral

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 11/05/2012.
A Fundação Educacional Joanna de Angelis, que abraça os projetos Oficina do saber e Ação Cultural Esportiva Integrada, foi beneficiada pela ação solidária dos acadêmicos da primeira fase dos cursos de Odontologia e Pedagogia da Unisul. A atividade faz parte do projeto Calouro Solidário, e contribuiu para a integração entre os acadêmicos dos dois cursos do campus Tubarão.
Os estudantes entregaram kits para as 60 crianças dos projetos, com escova de dente, creme dental e giz de cera, além de um livro infantil escrito pela cirurgiã dentista e psicanalista, doutora Márcia Regina Sgrinhelli, intitulado: “O Dentinho Porcalhão na Fábrica de Mastigação”. Foi a própria autora quem entregou os livros às crianças. Ela atua na Sociedade Internacional de Trilogia Analítica (SITA), que estuda as causas psíquicas e sociais da destruição do mundo e meios para melhoria da qualidade de vida populacional. Márcia Regina também orientou as crianças de que saúde bucal é consequência da saúde integral do ser humano, inclusive a psíquica.

Para melhor interação com as crianças, as acadêmicas de Pedagogia prepararam um breve teatro, a partir da contação da história do livro, sobre a importância da higiene bucal, e os estudantes de Odontologia explicaram, na prática, como fazer uma boa escovação. Eles também cantaram paródias sobre o tema.
A Ação Solidária dividiu-se em duas etapas, sendo a primeira nos dias 9 e 10/5 e a segunda no dia 22/05, quando a Fundação Educacional Joanna de Angelis recebe uma doação de aproximadamente 400 livros infantis, arrecadada pelos acadêmicos para o acervo da biblioteca. Nesta data a Biblioteca Universitária da Unisul se fará representar por uma de suas bibliotecárias, para oferecer assessoria no que for pertinente. A estudante de Odontologia Débora Costa diz que “está sendo muito importante participar da entrega, pois alguns alunos contaram que não escovam os dentes”.
Na primeira etapa os acadêmicos ofereceram um lanche, com uma maçã e um suco natural, patrocinado pelo Mercado Junior, que também doou bombons para a segunda etapa. Para a Ação Solidária os acadêmicos também receberam apoio em doações da Papelaria Marielle, Editora Proton, SIMFOP, ACN Estampas, Transportadora Destak e Condor.
A ideia da ação foi mostrar a importância da integração dos profissionais da saúde e da educação em projetos desenvolvidos na perspectiva da responsabilidade social.

 Para conferir mais fotos desta ação, clique AQUI.

Presídio é beneficiado no trote solidário

Calouros dos cursos de Direito e Psicologia juntamente com os coordenadores entregaram nesta segunda-feira (23/4), livros novos e seminovos para o Presídio Regional de Tubarão.
O agente penitenciário, Cristiano Duarte, agradeceu a visita e os livros doados pelos alunos. “Vamos juntar todos os livros que já temos e montar uma biblioteca e esses livros facilitará o estudos dos reclusos”, relata o agente.
O estado mantém a penitenciaria com 128 funcionários entre eles psicólogos, médicos e assistentes sociais. Roupas, alimentos,farmácia, ambulatório médico e cozinha industrial também são mantidas pelo governo federal.
A caloura do curso de Direito, Paola Borges, ficou satisfeita com a visita e afirma que, “esse gesto de doação ajuda os presos a saírem do âmbito da exclusão social”.
Câmeras internas e externas estão por todos os locais desde o portão até o pátio externo onde ficam os presos do regime semiaberto. No sistema semiaberto 24 presos trabalham na oficina do Botega. Já alguns presos têm o direito ao trabalho externo.
Os acadêmicos ficaram satisfeitos com a visita ao presídio. Yasmin Volpato caloura de psicologia revela que, “eu estava ansiosa e um pouco preocupada, mas quando chegamos foi tudo certo. Achei tudo muito seguro”. já Verônica Gonçalves aluna do curso de Psicologia afirma que, “esses livros é uma forma de passar o habito e o conhecimento da leitura para eles”.

Para conferir as fotos desta entrega, clique AQUI.

17 de julho de 2012

Calouros solidários de Engenharia doam brinquedos

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 15/06/2012.
Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Unisul campus Tubarão realizaram, nesta manhã (15/6), mais uma entrega do Calouro Solidário. A instituição escolhida para receber as doações foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha Brilhante. Os próprios alunos arrecadaram dinheiro e, com a supervisão da coordenadora do projeto, Regina Thomaz, escolheram doar brinquedos às crianças. A ação foi feita por duas das três salas de Engenharia, as salas A e B.
Os alunos que movimentaram as turmas foram Diego de Medeiros, Thayse De Pieri e Letícia Mattei. Segundo o calouro Diego, a turma tentou “escolher entre as instituições mais carentes para ajudar”. Com o dinheiro arrecadado, foram comprados 110 brinquedos diversos e quatro tapetes alfabéticos com 26 placas cada.
O CEI Estrelinha Brilhante tem cerca de 140 alunos, mais da metade em período integral. Segundo a diretora do Centro de Educação, Terezinha Schlata, a ação foi uma surpresa. “Sempre recebemos doações, no Natal ou em outras datas comemorativas. É muito bom receber essas doações, pois estamos com poucos brinquedos para as crianças” completa.
Para conferir mais fotos deste dia, clique AQUI

9 de julho de 2012

Calouros doam TV para a creche São Judas Tadeu

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 31/05/2012.
Os calouros do curso de Ciência da Computação da Unisul venderam doces e fizeram doações de 20 reais cada para a compra de um aparelho de televisão. Ele foi doado ao Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu, numa ação do projeto Calouro Solidário.
A doação aconteceu nesta quinta-feira (31/5). Os alunos representantes da turma foram à creche e entregaram a TV LCD de 32 polegadas.
O calouro Luiz Felipe de Sá Joaquim afirma: “com a iniciativa, colaboramos e ajudamos na diversão e no lazer das crianças”. Já Ezequiel Silveira, também calouro, completou: “sentimento de felicidade em ajudar e fazer a nossa parte”.
O Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu atende 72 alunos em período integral e conta com a ajuda de 32 funcionários. Além disso, a creche tem o apoio da Fundação Municipal Educação.
“As crianças adoram assistir à TV, além disso, é um recurso pedagógico para trabalhar com eles” afirma Rosimery da Rocha Alano, diretora da creche.

25 de junho de 2012

Alunos doam nove cadeiras de rodas ao Rotary Club


Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 05/06/2012.
Os calouros do curso de Ciências Contábeis doaram nesta terça-feira 4/6 nove cadeiras de rodas para o Rotary Club Luz de Tubarão. A meta dos alunos foi a de conseguir o maior número de cadeiras possível. Tiveram a ajuda de professores, comerciantes e, ainda, dos alunos veteranos.
A turma decidiu fazer a doação ao Rotary Club, que tem entre suas atividades a de emprestar as cadeiras aos necessitados. A caloura Tayna Passos Malheiros afirma que “a doação foi importante porque colaboramos com quem precisa”. Ela diz ainda que meta foi atingida pela união de cada aluno. Para a campanha de arrecadação na Unisul, os calouros desenvolveram o slogan “A união transforma a vida. Seja solidário. Una-se a nós”, para sensibilizar alunos de outros semestres a participar.
Para ver todas as fotos, clique AQUI.

Ação conjunta do Calouro Solidário ajuda entidades

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 15/06/2012.
Os acadêmicos do primeiro semestre dos cursos de Direito noturno, Relações Internacionais e Tecnologia em Marketing da Unisul campus Tubarão realizaram mais uma ação do projeto Calouro Solidário e entregaram mantimentos a duas entidades da região. A ação também teve o apoio do curso de Publicidade e Propaganda.
Foram entregues 500 quilos de alimentos não perecíveis e 42 peças de roupas à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Laguna. A doação foi recebida pela presidente da Rede, Emeri Schultz Massh, e aconteceu no dia 18/5.
Já o Abrigo Bom Viver de Tubarão foi contemplado com 31 peças de roupa e 18 pacotes de fraldas com 32 unidades cada. Os acadêmicos entregaram os mantimentos à coordenadora do Abrigo, assistente social Andréia Heerdt Hoepers. Essa última ação também teve o apoio do curso de Publicidade e Propaganda, que doou pacotes de fraldas, e ocorreu na última quinta-feira (14/6).
A renda para a compra dos materiais foi obtida com a venda de 1200 saquinhos de pipoca, feita pelos próprios estudantes em duas noites de trabalho.

Calouro Solidário beneficia creche Pirlimpimpim

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 15/06/2012.
Calouros do curso de Engenharia Civil da Unisul campus Tubarão doaram para o Centro Educacional Pirlimpimpim 20 motocas infantis. A entrega fez parte do projeto Calouro Solidário e ocorreu na tarde desta sexta-feira, 15/6.
De acordo com o professor responsável pela turma, Ismael Medeiros, os alunos se organizaram e arrecadaram o dinheiro para compra das motocas. “A Universidade não está apenas formando profissionais técnicos, mas também investindo no comprometimento deles com a sociedade”, afirma.
Para o calouro Michel Willemann “a doação foi importante porque ajuda as crianças”. A acadêmica Jéssica Tartari Canoura completa: “e incentiva os próximos alunos a fazerem o mesmo”.
O Centro Educacional Pirlimpimpim funciona em Tubarão e atende cerca de 60 crianças em período integral.

15 de maio de 2012

Combemtu é beneficiada pelo Calouro Solidário

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 11/05/2012.
O projeto Calouro Solidário beneficiou, na última quinta-feira (10/5), a comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão (Combemtu). A ação foi realizada pelos calouros dos cursos de Educação Física e Jornalismo da Unisul campusTubarão.
Os acadêmicos doaram para a instituição 50 bastões de cola quente, 136 borrachas, 250 cadernos pequenos sem espiral, 114 caixas de lápis de cor, quatro canetas para quadros brancos, 20 cartolinas, 30 fitas de cetim, 36 E.V.A, 20 papeis-cartão, 310 lápis preto, 10 resmas de folha sulfite, 37 fitas adesivas, 24 gizes de cera e 30 escovas de dente.
“Através dessa doação, coordenadores e professores vão fazer um trabalho pedagógico com mais qualidade” destaca Janine Cristine Lima, coordenadora geral da Combemtu.
A Combemtu atende 230 crianças nos períodos matutino e vespertino, além de adolescentes no programa Adolescente Aprendiz, três vezes por semana. No total, são 320 crianças e adolescentes.
A professora Alisson Thomaz da Silva agradece: “foi maravilhoso, a participação dos jovens em ações como essa mostra atitude e envolvimento”
No momento da entrega, professoras, coordenadoras e pais das crianças aplaudiram e agradeceram a chegada dos alunos com os materiais para a instituição.
“É um trabalho de consciência e responsabilidade social perante a sociedade. Também é uma gratificação ver tantos rostos felizes por terem recebido ajuda”, afirma Ketheryne Cardoso, caloura do curso de Educação Física. 

Ação de alunos beneficia creche Joanna de Angelis

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 08/05/2012.
Os alunos do curso de Tecnologia e Automação Industrial da Unisul doaram para a creche Joanna de Angelis, no bairro Passagem, aproximadamente 400 litros de produtos de limpeza, um fardo de saco de lixo e um fardo de esponja. A ação integra o projeto Calouro Solidário. Os materiais foram recebidos pela diretora presidente da creche, Jane Dalbó Falchetti.
A professora e o coordenador do curso de Tecnologia e Automação Industrial, respectivamente, Rosimar Ramos Mota e Eder Fernandes Vieira, realizaram uma rifa e distribuíram-na aos alunos. Todo o dinheiro arrecadado foi revertido para a compra dos produtos.
A entrega dos materiais aconteceu na última segunda-feira (7/5) e 35 alunos participaram da doação. Eles foram recebidos pela equipe de colaboradores da creche, que demonstrou gratidão diante às doações. Segundo eles, os produtos eram realmente uma das necessidades da instituição.
De acordo com o professor Eder Vieira, as instituições quase não recebem materiais de limpeza e havia uma grande necessidade na creche escolhida. Por isso, professores e alunos decidiram beneficiar com produtos de limpeza a Joanna de Angelis. “Este ato de solidariedade é uma prática muito importante, pois além da ação social e ajuda ao próximo, contribui para a formação ética e moral dos alunos”, observa o professor.

Acadêmicos ajudam crianças na prevenção da cárie

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 11/05/2012.

A Fundação Educacional Joanna de Angelis, que abraça os projetos Oficina do saber e Ação Cultural Esportiva Integrada, foi beneficiada pela ação solidária dos acadêmicos da primeira fase dos cursos deOdontologia e Pedagogia da Unisul. A atividade faz parte do projeto Calouro Solidário, e contribuiu para a integração entre os acadêmicos dos dois cursos do campus Tubarão.
Os estudantes entregaram kits para as 40 crianças dos projetos, com escova de dente, creme dental e giz de cera, além de um livro infantil escrito pela doutora Márcia Regina Sgrinhelli. Foi a própria autora quem entregou os livros às crianças. Ela atua na Associação STOP, que estuda as causas psíquicas e sociais da destruição do mundo e meios para melhoria da qualidade de vida populacional. Márcia Regina também ministrou palestras sobre prevenção à cárie.
Para melhor interação com as crianças, as acadêmicas de Pedagogia prepararam um breve teatro sobre a importância da higiene bucal, e os estudantes de Odontologia explicaram, na prática, como fazer uma boa escovação. Eles também cantaram paródias sobre o tema.
A Ação Solidária durou dois dias (9 e 10/5), os acadêmicos oferecem o lanche da tarde, com uma maçã e um suco natural, patrocinado pela marca Macro Vitá.
A estudante de Odontologia Débora Costa diz que “está sendo muito importante participar da entrega, pois alguns alunos contaram que não escovam os dentes”.
A Fundação Educacional Joanna de Angelis ganhará também uma doação de aproximadamente 400 livros infantis, arrecadada pelos acadêmicos para o acervo da biblioteca. A ideia da ação foi mostrar a parte pedagógica e preventiva, ressaltando que a saúde é resultado da prevenção.

Calouros de Direito visitam entidade de Criciúma

Os acadêmicos do curso de Direito da Unisul, unidade de Içara, participaram da Festa de Páscoa organizada pela Associação da Criança com Câncer (ACC) em Criciúma. A atividade fez parte das ações do projeto Calouro Solidário desenvolvido pela Universidade. A entidade tem cerca de 65 pessoas cadastradas entre elas crianças, jovens e adultos com câncer, bem como, pessoas deficientes que buscam auxílio assistencial na entidade.
No evento foi feita uma reflexão sobre a Páscoa, lida pelo acadêmico Reginaldo de Souza. Depois, os alunos entregaram junto chocolates, balas e abraços aos associados. A ACC ainda recebeu 13 caixas de leite que serão distribuídas aos associados conforme cadastro sócio-econômico.

Para mais fotos, clique AQUI.

Calouro Solidário beneficia Casa Lar de BN

Alunos dos cursos de DireitoAdministração e Ciências Contábeis da Unisul entregaram donativos na Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad) de Braço do Norte, no último sábado (31/3). A iniciativa fez parte do projeto Calouro Solidário.
A Casa Lar de Braço do Norte existe há mais de 20 anos e atende a 240 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Ações educativas, culturais e desportivas são realizadas pela entidade. De acordo com a coordenadora da Asacad, Marli Sombrio de Oliveira, o projeto Calouro Solidáriofortalece o vínculo social e comunitário da Universidade, além de incentivar as crianças para que, no futuro, ingressem num curso superior.
Além das doações, estudantes do curso de Odontologia da Unisul realizaram palestra sobre higiene bucal e fizeram entrega de fios-dentais para as crianças.
Para a acadêmica Mariana Meurer, do primeiro semestre de Ciências Contábeis da Unisul de Braço do Norte, a ação faz com que o estudante conheça realidades diferentes, e contribui para formar a consciência social.
ASSISTA REPORTAGEM DA UNISUL TV

Calouros de Nutrição fazem doações em Laguna

Os calouros do curso de Nutrição da Unisul, de Tubarão, adotaram o Asilo Santa Isabel, de Laguna, como parte do Projeto Calouro Solidário. Eles realizaram a visita ao local, nesta terça-feira, 10/4, para fazer a entrega de 300 kg de alimentos, cobertores e fraldas que foram arrecadadas. As estudantes Thais Lopes e Suan Madeira representaram a turma no momento da doação.
“Foi legal e fiz a minha parte, ajudei, arrecadei e visitei o local da doação,” afirma Thais. “Generosidade e caridade. É bom fazer para ajudar quem realmente precisa”, reforça Suam.
O Asilo Santa Isabel abriga os velhinhos há 63 anos. Atualmente é moradia para 53 idosos que conta com 17 funcionários como, ajudantes, motoristas e enfermeiros, além de alguns voluntários.
“Agradeço e penso que é um grande sinal na educação. Foi um gesto nobre do pessoal do curso e da Universidade ter feito essa doação, porque é bom fazer o bem pra quem precisa”, disse a diretora do Asilo, Abília Thomasi, conhecida como Irmã Agenora.
Ela lembrou também que as doações e os serviços voluntários ajudam a manter a instituição. Durante a semana, os idosos participam de atividades físicas como a ginástica da prefeitura e aulas de aprendiz. Nos finais de semana são realizadas festas no salão dentro do abrigo. As visitas de familiares e comunidade são realizadas sempre às quintas-feiras e domingos em qualquer horário.
Para mais imagens, clique AQUI.

23 de abril de 2012

Acessibilidade significa inclusão na sociedade

 A universidade tem, a cada semestre, proporcionado melhores condições para a inclusão dos alunos com necessidades especiais e desta forma, integrá-los ao meio acadêmico. O Programa de Promoção da Acessibilidade (PPA) é um programa institucional que tem como objetivo criar condições igualitárias de acesso ao conhecimento às pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas noscampi da Unisul.
O programa estuda, discute, planeja, orienta, acompanha, apóia e executa ações para diminuir as barreiras existentes na instituição, buscando garantir à pessoa com deficiência ou necessidade educacional específica o acesso, a permanência e a aprendizagem educacional.
A cada início de semestre é realizado, pela equipe do programa, um levantamento dos alunos matriculados que apresentam necessidades especiais. A partir dos dados levantados, realiza-se avaliação arquitetônica, atitudinal, comunicacional e metodológica da necessidade de cada aluno. Hoje 46 estudantes com necessidades especiais estão matriculados no campus de Tubarão, sendo oito com deficiência auditiva, nove com deficiência visual, quatro apresentam transtornos mentais, nove com dificuldades educacionais especificas e 16 possuem deficiência física.
A coordenadora do programa no campus Tubarão, professora Vera Lucia Anselmo Neves, ressalta que o programa hoje funciona junto ao Saiac da Unisul, para possibilitar o atendimento integral ao aluno. “Todos os setores da universidade estão envolvidos no atendimento do aluno com necessidades especiais, sejam coordenadores, professores e colaboradores do Saiac e SIAC. Nossa intenção é que o aluno se sinta acolhido e que suas necessidades não se tornem uma barreira para o alcance de seus ideais”.
Vera Lucia diz ainda que neste semestre a Unisul forma 17 alunos com necessidades especiais. “A universidade tem trabalhado a cada semestre para melhor atender estes alunos. Existe por parte dos professores e colaboradores uma sensibilidade muito grande no acolhimento desses alunos”.
Mais informações sobre o PPA no e-mail acessibilidade.sul@unisul.br ou pelo telefone (48) 3621-3044.

20 de abril de 2012

Guarda de animais é tema do trote de Veterinária

Os calouros do curso de Medicina Veterinária da Unisul participaram da feira para adoção de animais promovida pelo Centro de Zoonoses de Tubarão, no último sábado (17/4). A participação dos acadêmicos integrou o trote solidário do curso e foi voltada ao trabalho de orientação das pessoas que adotam animais. A feira ocorreu na Praça da Igreja São José Operário, no bairro Oficinas, em Tubarão, e faz parte do projeto Mais Saúde, da Secretaria de Saúde do município.
Cerca de 20 alunos fizeram um pedágio para a distribuição de panfletos informativos, que prestavam esclarecimentos sobre a guarda de animais. Segundo a vice-coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unisul, professora Esther Blazius, a ideia da atividade é promover a conscientização das pessoas. “Queremos que elas saibam das responsabilidades de ter um animal, para que não adotem por impulso e depois abandonem”, fala.
Uma nova ação dos acadêmicos está programada para o dia 14/5. Eles vão fazer novo pedágio informativo na feira de adoção promovida pela ONG Movimenta Cão, em frente ao Museu Willy Zumblick.
 Para conferir todas as fotos, clique AQUI.

Ações do Calouro Solidário ajudam entidades de TB

Calouros do curso de Farmácia da Unisul praticaram, na tarde desta terça-feira (3/4), mais uma ação do projeto Calouro Solidário. Os acadêmicos entregaram 520 fraldas, lenços umedecidos, pomadas para assaduras e roupas para a ala pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
“Escolhemos o Hospital porque acreditamos que é uma das instituições que mais precisa de ajuda, pois atende a muita gente”, afirma a acadêmica Aline Oliveira Rodrigues, do primeiro semestre de Farmácia. Além disso, segundo ela, a escolha se deu também pelo fato de que a entidade se aproxima da área que eles escolheram para estudar.
Os estudantes foram caracterizados de coelhinhos da Páscoa e distribuíram balões e doces para as crianças. A ideia, de acordo com Aline Oliveira, era levar um pouco de alegria.
A estudante destacou também a importância do projetoCalouro Solidário, que, segundo ela, é uma maneira interessante de interagir com os colegas calouros e de ajudar a outras pessoas.
Trote solidário no albergue Pousada da Paz
Na noite da última segunda-feira (2/4) que praticou o trote solidário foram os acadêmicos do curso de Agronomia da Unisul. Eles visitaram o Albergue Pousada da Paz e entregaram 60 pares de chinelos.
A iniciativa foi financiada pelos próprios acadêmicos, quem arrecadaram o dinheiro necessário para a compra das sandálias. A professora Rossana Faraco, do curso de Agronomia, apoiou a ação dos alunos.
Para conferir a galeria de fotos, clique AQUI.