13 de setembro de 2012

Calouros praticam trote solidário vendendo pipoca

Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 13/09/2012.
As acadêmicas do primeiro semestre do curso de Direito da Unisul Camila Vieira e Ana Caroline Tomé tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira, 13/9. Deixaram as salas de aula da Universidade e, munidas de saquinhos de pipoca, fizeram as vezes de vendedoras ambulantes pelo campus de Tubarão. Mas por um bom motivo: a iniciativa faz parte do projeto Calouro Solidário, que ajuda semestralmente entidades da cidade e da região.

Com a renda arrecada, os calouros vão comprar mantimentos para uma instituição que será escolhida pelos próprios estudantes, por meio de votação. “Não estamos encarando como um trote”, afirma Ana Caroline. Camila completa: “porque o que estamos fazendo irá ajudar uma instituição que precisa”. A exemplo das duas calouras, outros 58 acadêmicos do curso de Direito matutino de Tubarão passaram a manhã oferecendo pipoca a quem passasse. Eles esperam vender 750 pacotes.

À medida que vendiam, os estudantes repunham o estoque no carrinho da dona Vilda, que estava estacionado em frente ao Bloco Pedagógico. Ela trabalha em jogos de futebol, festas e eventos, e hoje foi contratada para fornecer a pipoca aos acadêmicos. “Muitas pessoas têm consciência e ajudam. Se todos fossem assim, a nossa sociedade seria um pouco melhor”, reflete o calouro Paulo Cesar dos Santos.

Segundo a professora da disciplina Introdução à Ciência do Direito Keila Comelli Alberton, que coordena a ação, “a atividade faz com que todos eles se ajudem e se conheçam melhor. Antes mesmo de ser um ato de solidariedade com uma instituição, é um ato de solidariedade entre os próprios estudantes”. Ainda de acordo com ela, o mesmo trabalho foi realizado com os calouros de Direito noturno, na segunda-feira (10/9). A venda de pipocas rendeu R$ 1.300,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário