Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 25/10/2011
Acessibilidade na Secretaria Regional é o nome do projeto de Franciele Andrade que ficou entre os dez melhores de todas as secretarias estaduais de Santa Catarina. A acadêmica de Engenharia Civil da Unisul, que realiza estágio na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão (SDR), sugeriu melhorias para o local de trabalho. “A Secretaria está com dificuldades em receber portadores de deficiência e pessoas idosas, há grande necessidade de mudar a situação. Acessibilidade é algo que merece destaque e deve ser implantado em todos os locais públicos. A Secretaria poderia servir como exemplo para outros órgãos”, fala.
Franciele faz parte do Programa Novos Valores, do Governo Estadual. O programa oferece estágio a quem está matriculado na rede de ensino e tem como objetivo dar oportunidade de aprendizado através da prática do conhecimento teórico. O projeto da acadêmica surgiu através de uma proposta que incentiva cada estagiário a desenvolver ideias de melhorias para o ambiente em que atua. Não há tema específico e todos têm liberdade para falar sobre o que acha necessário. Como Franciele trabalha na área de infraestrutura, optou por acessibilidade.
Em reconhecimento aos dez melhores projetos desenvolvidos, os estagiários irão receber um certificado na Secretaria de Estado da Administração, em Florianópolis, no dia 3 de novembro. “É importante destacar que são 36 secretarias espalhadas pelo estado, e que por isso fiquei muito contente com o resultado, afinal entre inúmeros estagiários, o meu projeto ficou entre os mais bem desenvolvidos. Cada trabalho realizado é um grande aprendizado para a vida profissional de um estagiário, e o grande incentivo dado é o reconhecimento”, conta a acadêmica.
“Ficaria muito feliz se esse Projeto fosse colocado em prática, não só pelo reconhecimento da ideia, mas principalmente por estar ajudando pessoas com necessidades especiais”, conta a acadêmica. Segundo o gerente de infra-estrutura da SDR Tubarão, Moacir de Oliveira, as sugestões apresentadas no trabalho da estagiária serão aplicadas no novo prédio que está sendo projetado para, em breve, ser a sede própria da secretaria. “Cada trabalho realizado é um grande aprendizado para a vida profissional de um estagiário, e o grande incentivo dado é o reconhecimento”, finaliza Franciele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário