Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 31/10/2011
Uma tarde com música, carinho e amor ao próximo. Foi assim que acadêmicos do primeiro semestre do Curso de Medicina da Unisul dedicaram-se aos idosos do Abrigo dos Velhinhos de Tubarão. Com a proposta de ajudar uma entidade do município, os estudantes levaram muito mais que doações aos velhinhos na tarde da última sexta-feira (28/10).
“Os internos sentem muita falta dos familiares e esse contato com os alunos faz com que eles se lembrem dos filhos e netos. Eles precisam de diversão e atenção, uma tarde junto a pessoas dispostas a oferecer carinho traz bastante felicidade. Entendo que esse momento é um resgate ao passado”, é o que explica a presidente da instituição, Shirley da Rosa Mendonça.
No dia foi servido um lanche especial que proporcionou um descontraído bate-papo entre os universitários e os velhinhos. Eles também fizeram arrecadações entre si, levaram produtos e materiais de uso pessoal e utensílios para a enfermaria da instituição.
Para Regina Meurer, uma das coordenadoras do projeto e responsável pela mobilização dos estudantes, estes materiais são caros e a manutenção do estoque precisa da colaboração da comunidade. “Já em sala de aula, mesmo agora no início da formação médica, os alunos ficam sabendo o quanto custa para adquirir determinados equipamentos. Eles mesmos fizeram a opção de comprá-los buscando contribuir e qualificar o trato com estes pacientes”, ressalta.
A caloura de Medicina, Aneta Marcon Martins, encara a atividade como uma experiência positiva para seu futuro como médica. “Com a oportunidade de contato com os internos, nós podemos sentir de perto, enquanto acadêmicos, as reais necessidades dos nossos futuros pacientes. Além de colocarmos em prática as técnicas aprendidas em sala de aula”, finaliza.