29 de agosto de 2011

Ser solidário


Ser solidário não é ter pena do próximo, é tentar compreender e saber que basta apenas ouvir essa pessoa, ou até mesmo acompanhá-lo por uns instantes, porque só o fato de lá estarmos é o bastante, principalmente no caso dos idosos eles não nos pedem dinheiro, ou comida, mesmo que por vezes precisem, só querem um pouco de companhia, uma visita de vez em quando, para que não se sintam tão só e abandonados, isto é ser solidário.

Para alguns ser solidário é apenas desprender de algum dinheiro, para ajudar uma qualquer causa que foram convidados a participar, mas na maioria das vezes nem têm conhecimento da causa em questão, apenas o fazem pelo reconhecimento, ou pelo que vai levar em troca nada mais, isso não é solidariedade, solidário é quem se dispõem a ajudar aqueles que estão em dificuldades e não fazem alarido disso.

Percebemos que costumamos praticar a solidariedade somente quando somos tocados intimamente em nossos sentimentos; e nos condoemos por nos colocarmos no lugar do outro e nos identificarmos com o seu sofrimento. 

É comum, então, nos sentirmos cheios de dó, infelizes, balançados e muitas vezes até culpados, como se fossemos responsáveis. Tudo isso, porque entendemos erroneamente o sentido da solidariedade e nos entregamos a uma emoção derrotista e destrutiva, que somente cria vítimas e paralisa, no lugar de motivar.

Mas, o melhor de tudo é sabermos que não precisamos esperar chegar as tragédias ou buscar situações dolorosas para sermos solidários; podemos praticar solidariedade diariamente, nas mínimas coisas.
Faça por alguém sem esperar algo em troca. Não importa que nome dê a isso: caridade, fraternidade, solidariedade, mas faça.

Sempre haverá alguém necessitando de ajuda por mínima que ela seja. Uma visita a um enfermo, uma palavra de encorajamento a quem resiste a uma doença, um gesto de incentivo a quem passa por dificuldades. Para nós pode ser pouco, mas para quem recebe talvez o pequeno gesto signifique exatamente aquilo que faltava.

Por Regina Meurer Thomaz, Coordenadora do Projeto Calouro Solidário

Nenhum comentário:

Postar um comentário