Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 14/09/2012.
Por Ana Paula Hemkemeier, estagiária C&M
Os acadêmicos do curso de Medicina da Unisul realizaram, na tarde desta sexta feira (14/9), uma campanha no centro de Tubarão sensibilizando os cidadãos para a importância da doação de sangue. A ação faz parte do projeto Calouro Solidário.
Os alunos pararam pedestres e motoristas para entregar folders e pedir que doassem sangue, explicando a importância da ação. Cartazes e faixas ajudavam a divulgação da campanha.
No Hemosc haverá uma senha da Unisul, para que possam ser contabilizados quantos doadores foram convencidos pelos calouros. A meta é que cada aluno convença ao menos uma pessoa.
Para a coordenadora da campanha, professora Eliane Mazzuco, a finalidade do projeto é que aumente o número de doadores de sangue no Estado. “As pesquisas demonstram que os números de doadores são baixos e precisamos de mais pessoas doando sangue”, explica.
A caloura Thais Bonora Bevilaqua doa sangue de quatro em quatro meses. “É uma sensação ótima, porque você está ajudando pessoas que não temos contato, mas que precisam de ajuda. E com esse ato solidário podemos mudar a vida dessas pessoas”.
Thais ainda acrescenta que “o objetivo é sensibilizar as pessoas, porque elas vão deixando sempre para depois e não vão doar. Os cidadãos não têm ideia de como falta sangue e acabam não dando a importância necessária”.
Para o calouro Egon Niehues Machado, o trote solidário é construtivo. “Estamos fazendo algo útil para a sociedade. Este incentivo é importante porque ainda falta sangue, e precisamos de mais doadores”.
Motivado, o calouro André Bisetto acredita que como são os alunos da Medicina que estão conscientizando as pessoas, campanha será mais eficaz. “As pessoas vão ver que os próprios alunos estão se importando”.