14 de março de 2012

Calouro Solidário faz alerta para doenças renais

O Dia Mundial do Rim foi comemorado no último 8 de março. Por isso, calouros do curso de Medicina da Unisul organizaram um mutirão para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção no tratamento das doenças renais. A iniciativa fez parte do trote solidário e ocorreu no centro de Tubarão durante o Dia D, no último sábado, 10/3.
“Muita gente acha que o trote da Medicina é algo avacalhado. Essa é uma maneira de fazer um trote mais humano” diz a caloura Raissa Prá Buss, que participou do mutirão.
Os alunos realizaram exames rápidos no centro da cidade, para verificar a pressão e medir a taxa de glicemia, que ajudam a detectar se a pessoa pode ter problemas no sistema urinário. Além disso, os calouros também entregaram panfletos informativos relacionados ao tema.
O estudante Yuri Souza Cardoso, do quarto semestre de Medicina, que participou da iniciativa, ressalta a importância da ação preventiva. “Quando a pessoa sente os sintomas, geralmente a doença já está muito avançada e o tratamento fica difícil. Por isso a importância da prevenção”.
Criado em 2009, o Calouro Solidário motiva os novos alunos da Unisul para a prática de ações de caridade. Para a coordenadora do projeto, Regina Meurer Thomaz, a ação é importante porque promove a cidadania entre os estudantes, de uma forma respeitosa e inovadora. Além disso, desfaz a ideia que as pessoas têm a respeito do trote.
ASSISTA REPORTAGEM DA UNISUL TV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário