Matéria disponível em Unisul Hoje, no dia 07/10/2013, Escrita por Thais Trevisol – 4ª fase de Jornalismo Unisul.
A 3ª edição do Gameday movimentou o Cettal no último sábado (5/10). Cerca de 400 pessoas estiveram presentes durante todo o dia para jogar nos campeonatos ou jogos livres, no bloco G do Cettal, na Unisul, campus de Tubarão. Os cursos de Sistema de Informação, Ciências da Computação, Moda, Publicidade e Propaganda e Jornalismo estiveram envolvidos com o Gameday. O objetivo do evento é realizar o Calouro Solidário, dos cursos de Sistema de Informação e Ciências da Computação, arrecadando brinquedos através das inscrições.
Segundo a coordenadora do Gameday, professora Adriana Zanini, a importância da ação é integrar os alunos, principalmente do primeiro semestre. "Esta atividade é como uma aula para os alunos, pois eles aprendem a gerenciar. Como a inscrição era a doação de um brinquedo, desta forma, vamos doar os objetos a creches de Tubarão", explica.
As novidades no Gameday deste ano é o desfile de Cosplay, que trouxe personalidades do mundo dos Animes. Também o jogo Atari, uma atração para as pessoas mais velhas, que relembraram a infância, e para as crianças que se interessaram em conhecer estes jogos. Fábio Costa trouxe o filho Victor Costa, de 10 anos, para jogar juntos. "Na escola ele soube que haveria este evento e me convidou. Quando descobrimos que tinha o Atari, logo viemos jogar. Ele é muito interessado por jogos antigos, tem este gosto desde pequeno", comenta o pai orgulhoso.
Cada sala foi realizada uma modalidade e um tipo de jogo, desde cartas a videogames. Na sala 102A, por exemplo, havia batalhas de Naruto, com jogos individuais. Ludo, Dominó, Canastra e Uno fizeram a alegria de quem gosta de jogos de mesa. Muitos jogos de videogame, como Just Dance, que fez muita gente dançar, e o Guitar Hero, entre outros.
Os cursos de Moda, Publicidade e Propaganda e Jornalismo também tiveram participação no evento e colaboraram com algumas ações. Os alunos de Moda fabricaram brinquedos para adicionar aos arrecadados e também produziram as camisetas para os organizadores do Gameday. Já o 4º semestre de Publicidade e Propaganda fez toda parte gráfica do evento, divulgando na Universidade e na região, assim como pela internet. Os alunos do 4º semestre de Jornalismo estiveram presentes no dia do evento produzindo reportagens e um programa Unisul Comunidade que será transmitido pela UnisulTV.
De acordo como gerente da Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão (GEPEx), professor Rafael Ávila Faraco, este evento, apesar de ser para a diversão de alunos e da comunidade, também é uma responsabilidade. “Os alunos aprendem a organizar e fazer uma boa ação. É um dia para todas as idades participarem, inclusive eu trouxe meu filho para brincar”, observa.
Grandes campeonatos do Gameday
Durante o evento, dois campeonatos movimentaram cerca de oitenta pessoas. Em salas de laboratório de informática, os jogos Defense of the Ancients 2 (Dota) e League of Legends (LoL) prenderam a atenção dos competidores. No LoL, foram formados nove times com cinco participantes cada. O jogo trouxe pessoas de toda região, como Jaraguá do Sul, que veio em caravana, Imbituba, entre outras regiões. Uma curiosidade do jogo LoL é que é o mais jogado em todo o mundo, com campeonatos exibidos na internet para muitos países.
O Dota, jogo de estratégia, que também trouxe muitos participantes para o Gameday, era formado por sete times de cinco pessoas cada grupo. Todos os dois jogos possuíam um site para inscrição. Os grupos vencedores das batalhas de LoL e Dota foram premiados com medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares.
Para verificar todas as fotos, clique
AQUI.